
Esta região é detentora de uma flora e uma fauna muito ricas e diversificadas. Por todo o Parque Natural se pode observar esta multiplicidade que encanta e nos faz viajar num mundo de sonho e fantasia, longe da correria e do ruído do espaço urbano. Contudo, são sobretudo as aves que nos impressionam e nos encantam.
Junto à Albufeira do Caia ( por Santa Eulália ) temos um Observatório de aves onde podemos contemplar diferentes espécies:
- Aves aquáticas – pato-real, pato-trombeteiro, pato-de-bico-vermelho, frisada, piadeira, o marrequinho-comum, o mergulhão-de-crista, corvo-marinho-de-faces- brancas, garça-branca-pequena, a garça-cinzenta, a garça-real, galeirão-comum, pernilongo, andorinha-do-mar-anã, gaivinas, colhereiros.
- Grandes aves terrestres – cegonha-branca, milhafre-preto, tarambola-dourada, abibe, abelharuco.
Destaca-se ainda a presença de outras espécies de aves de interesse como o milhafre-real, o tartaranhão-caçador, o peneireiro- cinzento, a calhandra-real, abetarda, o sisão, a calhandrinha, o rolieiro, a trepadeira-azul, o chapim-azul e chapim real, a águia-cobreira, águia-de-asa-redonda, o abelharuco, o picanço- real, o cartaxo comum, o rouxinol-comum, o pica-pau e os grifos.






